Wiki – Centrium Sistemas

Conciliação Bancária com arquivo OFX

Objetivo

Fazer a coniliação dos valores do estrato bancário com os títulos a pagar e a receber lançados no sistema, e assim, ter detalhado a que se refere cada movimentação bancária.

How To (Operação)

Para fazer as configuraçõe no sistema para a importação do arquivo OFX acesse a wiki:
https://wiki.centrium.com.br/how-to/importacao-de-arquivo-ofx/

Acesse Financeiro> Conta Corrente> Central de Movimentação de Conta Corrente.

Na central de conta correte, ao fazer a importação do arquivo OFX, irão aparecer todas as movimentações financeiras de entrada e saída de acordo com o período filtrado na geração do extrato bancário. Nesse arquivo poderão aprecer movimentaçãoes que podem não estarem lançadas no sistema, como applicações, taxas bancárias, etc.
Para saber a que se refere cada movimento, caso não haja palavras chaves cadastradas para àquele lançamento pode-se clicar em cima do número do lançamento ou clicar no botão “>”.

Nessa mesma consulta é possível informar a conta contábil e o centro de custo a que se refere aquele lançamento.
Para fazer a conciliação dos valores, tem que selecionar o(s) movinto(s) que se deseja fazer a conciliação e clicar em conciliar selecionados. Lembrando que só podem ser conciliados os lançamentos que ainda não tiveram conciliação feita. Caso precise ajustar um movimento conciliado, tem que entrar naquele movimento e desvincular os títulos associados.

Ao clicar no botão conciliar com títulos a Pagar/Receber, irá abrir a tela conforme exemplo a baixo.

Se o(s) título(s) estiverem configurados para o mesmo banco e, dentro do perído de vencimento/recebimento conforme período informado no extrado, aparecerão para serem conciliados. Para fazer o processo de conciliação pode-se usar o botão ‘->’. Caso haja mais de um título que corresponda ao valor total do lançamento do extrato, seleciona-se os títulos desde que o valor total, não ultrapasse o valor do movimento e clicar no botão Adicionar Selecionados. Ao fazer a conciliação os títulos que estiverem em aberto serão baixados, caso estejam baixados, só será acrescentada a informação ao título.
Nos casos de títulos pagos/recebidos com atraso e que tenham juros somados ao valor total ou descontos, tem que fazer o ajuste do valor nos títulos correspondentes lançando os valores de juros/desconto, para que o sistema ajuste o valor total a ser pago/recebido e esse valor feche com o movimento do extrado.
Caso o título a ser conciliado não aparece para ser conviliado, existem outros filtros para serem configurados.
Nessas configurações podem ser alterados o banco, deixando o campo em branco ou selecionando o banco, data de vencimento, cliente, valor inicial e final.

Caso não haja um título a ser conciliado, pode-se criar um título a pagar/receber direto pela tela de conciliação usando o botão Criar Títulos. O sistema vai abrir as telas de contas a pagar e a receber de acordo com o lançamento.
Após a conciliação feita, o status do lançamento passará de “Não conciliado” para “Conciliado”.

Sair da versão mobile