Wiki – Centrium Sistemas

FCI – Ficha de Conteúdo de Importação

O que é a Ficha de Conteúdo de Importação?

A FCI é um documento que reúne as informações necessárias de forma que se possa determinar qual é a participação ou o percentual de um insumo importado sobre o valor total de uma mercadoria, segundo a explicação da Secretaria de Fazenda do Estado de São Paulo,. Além disso, o documento é uma forma de identificar o contribuinte e a mercadoria em si.

Em outras palavras, podemos apontar esse documento como sendo mais um entre aqueles com finalidade de registro de informações. Esses servem posteriormente para que o Governo Federal possa analisar as informações para chegar a respostas como o que está sendo importado no país ou quais são os setores mais dependentes da importação de insumos.

Como entregar a FCI?

A FCI possui um programa específico para que esse documento possa ser enviado para a base de dados do Governo Federal. Trata-se do Programa Validador FCI, que pode ser baixado gratuitamente neste link. É por meio dele que se dá todo o processo de preenchimento e envio da Ficha de Conteúdo de Importação, portanto outros métodos não são válidos.

O Convênio ICMS 38/2013 é o texto de lei que estabelece quais são os dados que devem constar na FCI. Tudo isso está relacionado na cláusula quinta. Você pode ler o texto na íntegra neste link, mas destacamos esse trecho logo abaixo. Assim, devem constar no documento os seguintes dados:

A quem essa obrigação se destina?

Todas as empresas estão sujeitas à entrega da FCI, até mesmo aquelas optantes pelo Simples Nacional. Porém, há algumas exceções. Os contribuintes do ICMS que importam insumos (mas não os utilizam para fins comerciais) estão dispensados dessas obrigações. As empresas que vendem os produtos no país, mas nos industrializam aqui também estão isentas.

E, por fim, aos revendedores de produtos importados essas regras não se aplicam. As demais empresas, todas devem observar a FCI sempre que necessário. O documento deve ser enviado mensalmente, mas se a parcela importada permanecer a mesma nos meses seguintes, então não há a necessidade de reenvio. Contudo, qualquer alteração nos percentuais implica na obrigatoriedade de envio no mês seguinte.

Considere ainda que o número da FCI deve estar presente na Nota Fiscal. Isso significa que antes mesmo de emitir a NF-e a Ficha de Conteúdo de Importação deve estar devidamente preenchida.

Requisitos

Como preencher e gerar o número da FCI

Execute o programa do FCI baixado anteriomente > Na aba Preencher FCI clieque em Novo:

Preencha os ddos da empresa e clique em Adicionar para incluir o produto conforme exemplo abaixo:

Preencha os dados do produto conforme abaixo e confirme:

Depois de confirmar clique em gravar

Feito isso o sistema vai gerar um arquivo TXT com os dados da ficha, para acessar esse arquivo clique em Fichas:

Vai abrir a pasta com o arquivo

Depois novamente no aplicativo na aba Validar selecione o arquivo e clique em Validar.

O sistema vai fazer a validação do certificado Digital, basta confirmar:

Na aba Resumo é onde irão aparecer os erros do arquivo, caso tenha alguma informação divergente clique na aba Criticas para ver mais detalher, se não tiver erro clique em Transmitir.

Após trnsmitir, clique em Recibo para ver o retorno da transmissão, no recibo vai conter o número da FCI.

Configuração no Centrium

No cadastro de produto > aba Dados Fiscais SPED > Preencha o número da FCI e a data de Referencia (data de geração da numeração).

Na digitação de notas, ao incluir o item o sistema ja vai trazer o número da FCI automaticamente conforme informado no produto.

Sair da versão mobile