Objetivo: Descrever o funcionamento para o processo de agrupamento de itens de pedidos.
Utilização: Clientes que utilizam pedidos de vendas, e desejam agrupar pedido e itens de pedidos, separados por um produto agrupador definido no segmento de produtos.
Esse processo é útil para empresas que vendem diariamente um determinado produto para o cliente, porém, fazem o faturamento mensal em uma única nota para o cliente.
Configuração
No cadastro do segmento de produtos, informar o produto agrupador:
Funcionamento
Os pedidos/itens são agrupados através da função “Agrupar Itens”, na tela de agrupamento de pedidos. Só é possível filtrar e agrupar pedidos/itens de um mesmo cliente, e o cadastro do segmento dos produtos constantes nos pedidos, devem possuir informado o código do produto agrupador. Caso algum dos itens constantes nos pedidos não possua o código agrupador informado no segmento, nenhum pedido/item será a agrupado, e o usuário será avisado sobre os itens que precisam ser corrigidos para execução do agrupamento.
Ao agrupar os itens com o mesmo código agrupador, são somadas as quantidades e o valor total dos itens, se se transformarão em um único item no novo pedido. O preço unitário será formado pela divisão entre a soma do valor total dos itens e a quantidade total.