Modo Contingência
Objetivo
- A nota fiscal em contingência ou modo de contingência se refere à possibilidade de emitir o documento mesmo quando o software emissor não consegue se conectar com os webservices da Sefaz do Estado em que a empresa atua.
- Contingência refere-se a um plano alternativo ou uma ação tomada em resposta a uma situação imprevista, como um problema técnico, uma falha no sistema, uma emergência, ou qualquer evento inesperado que possa interferir nas operações normais de uma empresa ou organização.
- No contexto fiscal e contábil, a emissão de notas fiscais em contingência acontece quando há algum problema no sistema de autorização de notas fiscais eletrônicas (NF-e) ou nos servidores da Secretaria da Fazenda (Sefaz). Nessas situações, as empresas podem ser autorizadas a emitir suas notas fiscais em um modo de contingência, que pode variar de acordo com as normas de cada país ou estado.
- Contingência SVC -AN -> Neste modelo, quando é emitido a nota fiscal o sistema autoriza automaticamente.
How To
– ATIVAR O MODO CONTINGÊNCIA
Acessar o caminho – Faturamento -> Contingência NF-e -> Após isso, precisa selecionar a opção Entrar em contingência.
Posteriormente, selecionar o Tipo de Contingência -> Contingência SVC -AN e inserir o motivo. Ao confirmar, o modo de contingência será ATIVO.
- Ao clicar em Entrar em Contingência, habilita-se a tela abaixo, que deve ser preenchida, segue exemplo:
- Após o Modo Contingência ativo, o cliente emitirá as notas ficais e será possível imprimi-las normalmente, contudo assim que o sefaz voltar a funcionar, é preciso desativar o modo contingência.
– DESATIVAR O MODO CONTINGÊNCIA
Acessar o caminho – Faturamento -> Contingência NF-e -> Após isso, precisa selecionar a opção Sair modo contingência.
Ao confirmar, o modo de contingência será INATIVO.
- Depois de desativar o modo Contingência, o cliente deve ir em Monitoramento-NFe e Autorizar todas as notas que foram emitidas em Contingência.
NOTA IMPORTANTE:
Por favor, esteja ciente de que a responsabilidade pela transmissão correta das notas fiscais quando o sistema do Sefaz voltar ao normal é de sua empresa. Recomendamos que assim que possível, todas as notas emitidas em contingência sejam regularizadas e transmitidas adequadamente.
Salientamos também que a falta de autorização das notas fiscais, seja por não transmiti-las corretamente ou por outras razões, pode acarretar em multas caso sua empresa seja parada em uma blitz com mercadorias. É fundamental estar em conformidade com as obrigações fiscais para evitar penalidades desnecessárias.
Contingência SVC -AN -> Quando o problema é no Sefaz, neste modelo, quando é emitido a nota fiscal o sistema autoriza automaticamente.