Rejeição 225: Falha no Schema
Objetivo
A Rejeição 225: Falha no Schema está se tornando muito comum na nova versão da Nota 4.00 e ela é uma resposta genérica da SEFAZ, podendo estar relacionada a:
- Espaços entre as TAGs do XML;
- Falta de informação em alguma TAG, ou informação fora da conformidade;
- Quebras de linhas;
- Caracteres especiais;
How to : Como validar o xml para descobrir o erro real
Passo 1 – No ERP Centrium, vá em Faturamento > Faturamento > Monitoramento NFe > Encontre a NFe rejeitada e clique no ícone de alteração de nota:
No campo abaixo das observações, você encontrará o xml completo da NFe rejeitada. Copie o que esta dentro desse campo.
Passo 2 – Pesquise na Internet por “VALIDADOR XML” e selecione a opção a seguir:
Passo 3 – Já no link do validador de xml, cole o conteúdo do xml no espaço em branco, clique em validar e aguarde o resultado da validação.
Nesse exemplo, foi validado que a tag <uCOM> (unidade de medida) de um dos itens da NFe está em branco, ou seja, algum produto na nota está sem Unidade de Medida informado.
OUTROS EXEMPLOS: A rejeição 225 acontece muito ao validar campos como endereço, que estão em branco ou possuem acento ou barra, campo de telefone, que contêm espaços ou excedem o número de caracteres, ou até mesmo da descrição do produto, com espaço no final da descrição ou algum outro caractere inválido.
Após identificar o verdadeiro motivo pela rejeição, você poderá fazer a correção necessária para autorizar a NFe. Caso tenha qualquer dúvida, entre em contato com nosso suporte. Estamos à disposição.